Yan Daberkow: Passado, presente e futuro do surf brasileiro.

Depois de exportar para o mundo os surfistas profissionais Willian Cardoso e o campeão brasileiro de 2010 Jean da Silva, Joinville se prepara para ver mais um surfista decolar mundo afora.

Se você já conhece esse garoto de 15 anos de idade sabe o que vem aprimorando desde que nasceu. Ou desde que sabe andar, pelo menos: seu surf. Se você ainda não conhece Yan Daberkow, prepare-se para ouvir falar dele em um futuro próximo. Apesar de Yan já ter aparecido diversas vezes na mídia especializada, na verdade até agora tudo tem sido apenas treinamentos disciplinados e ensaios sucessivos para seus maiores objetivos.

Há um ano Yan pratica o Método DeRose como parte de seu treinamento para as viagens e competições com o profissional do Método Fábio Santana. Mas descobriu na prática que o Método é mais do que imaginava.

Confira abaixo esta entrevista jogo rápido com o menino prodígio do surf brasileiro e curta algumas imagens de sua trajetória.

Yan entubando com estilo em Teahupoo, Tahiti

Nome: Yan Daberkow

idade: 15 anos

Surfa desde: 1 ano de idade!

Patrocinio: Billabong e Von Zipper

Fábio. Diferentemente de outros atletas da sua idade que competem por resultados em circuitos amadores ano a ano, você já está olhando para o seu futuro. Quando as competições serão seu foco?

Yan. Por enquanto eu estou aprimorando meu surf em ondas boas como o hawaii para mais tarde focar mais nas competicões.

Fábio. Além das competições, você foca a sua preparação em viagens. Fale um pouco de sua preparação e de como ela é feita.

Yan. Desde os 10 anos venho fazendo viagens internacionais aprimorando meu surf em ondas de pedra, coral, etc…, diferenciando o foco de outros atletas.

Fábio. Qual sua viagem preferida?

Yan. Acho que de todos os lugares que eu fui, nenhum  me arrependi de ter ido, mas um dos meus prediletos é o Tahiti.

Fábio. Quantas temporadas já passou no Hawaii. O que pretende com as ondas havaianas?

Yan. Essa é a minha quinta temporada havaiana. Hawaii é uma viagem que você espera o ano enteiro até ela chegar porque é um lugar mágico. Toda a mídia está aqui, as ondas são muito  boas e além de as ondas serem muito perigosas,você tem que cuidar com os locais também, então é tudo um teste que você tem que passar… [risos]

Fábio. Você pratica o Método DeRose há mais de um ano. O que você gosta mais na prática?

Yan. Eu gosto de toda pratica mas um dos momentos que eu mais gosto é a descontração no final da prática.

Fábio. O que você acha que o Método ajudou a aprimorar em seu surf?

Yan. Ajudou muito a me concentrar mais, a focar no que estou fazendo em cada momento, além de fortalecer meus músculos.

Fábio. Você acha que o Método pode contribuir para ter mais estabilidade emocional e concentração em competições?

Yan. Com certeza você relaxa mais e não fica tão tenso ao mesmo tempo que se concentra mais. Você relaxa, mas se concentra.

Fábio. Você indicaria o Método como parte do treinamento a atletas de alto desempenho?

Yan. Sim.

Fábio. Quando voltar do Hawaii, você quer voltar a praticar com seu Instrutor? [risos]

Yan. Nem preciso responder! [risos]

Yan dropando Banzai Pipeline mostrando que sabe o que está fazendo

O que você fazia com 15 anos de idade?!

Sobre fabio de santana

Fábio de Santana é Instrutor do Método DeRose, formado pela Universidade de Yôga, supervisionado direto pelo educador DeRose, membro da equipe da sede do Método em Joinville SC. Quando não está exercendo sua arte profissional é surfista de fim de semana, ou escritor diletante.
Esse post foi publicado em Fotos, Home e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

